Já se passaram quatro anos desde a introdução das diretrizes MEG4 do OCIMF. Para Anthony Veder, uma empresa líder de transporte de gás, a curva de aprendizagem inicial íngreme deu lugar a uma implementação progressiva de cabos de amarração MEG4 em toda a frota com a ajuda e o apoio da Lankhorst Ropes. No entanto, todas as implicações do MEG4 para o operador de petroleiros só agora começam a ser sentidas.
O OCIMF apresentou a 4ª edição de suas Diretrizes para Equipamentos de Amarração (MEG4) em 2018. O MEG4 descreve a definição de amarração, por que um sistema de amarração é essencial para uma embarcação e quais fatores devem ser considerados ao fazer um plano de amarração. Introduziu o Plano de Gestão de Linha para a gestão da manutenção, inspeção e retirada da linha de amarração e cauda. O Plano de Gerenciamento de Linha (LMP) ajuda os armadores e operadores a manter informações consistentes sobre os equipamentos de amarração do navio. O LMP, juntamente com o Manual do Cabo de Amarração exigido, deverá acompanhar a embarcação durante toda a sua vida operacional. O MEG4 também esclareceu a terminologia, substituindo a Carga Mínima de Ruptura (MBL) genérica do MEG3 por MBL de Projeto de Navio (sdMBL), Força de Ruptura de Projeto de Linha (LDBF) e Limite de Carga de Trabalho (WLL).
O LDBF é a força de ruptura de um cabo de amarração emendado e deve ser igual ao Ship Design MBL (sdMBL). É permitido um máximo de até 5% acima do sdMBL. Esta margem estreita de 5% existe para evitar qualquer dano aos guinchos ou cabos de amarração no caso de os cabos de amarração ficarem sobrecarregados.
Anthony Veder saudou o MEG4 como uma melhoria significativa na segurança da tripulação no que diz respeito aos cabos de amarração. “ Como uma empresa focada na segurança, sempre levamos a segurança na atracação a sério e usamos as diretrizes MEG do OCIMF desde a sua introdução. O MEG4 marcou uma mudança radical em relação ao MEG3 ao assumir uma perspectiva mais ampla sobre manutenção de registros, cabos de amarração e equipamentos de amarração ”, observou Wouter van der Veen, especialista náutico/engenheiro de projeto, Anthony Veder.
O operador de GNL utiliza cabos Tipto 8 e Tipto 12 juntamente com EuroFloat® Premium e Lanko®Force em algumas embarcações. “ Antes do MEG4, a Lankhorst nos apoiou em extensos testes de cabos para garantir que eles fossem testados e documentados corretamente. À medida que nossos cabos MEG3 mais antigos são retirados, estamos substituindo-os por cabos MEG4. Depois de dois anos, podemos agora produzir um LMP aceitável. Além disso, o MEG4 ajudou na discussão do projeto da embarcação e informou nossos frequentes estudos de configuração de linhas de ancoragem de GLP Etileno/GNL.
“ Descobrimos que é melhor usar um único fornecedor para auxiliar nos testes dos cabos de amarração e permanecer com a mesma linha de produtos que atenda ao sdMBL do navio. Uma vez definido, todos os outros elementos, como guinchos e acessórios, podem ser decididos. Trabalhando com a Lankhorst Ropes, estabelecemos uma linha de amarração padrão na embarcação onde podemos atender 100 – 105% sdMBL e temos certeza de que os testes e certificados fornecidos são validados por uma sociedade de classe independente obrigatória, conforme afirma OCIMF MEG4.”
Para Wouter van der Veen, o efeito mais amplo do MEG4 tem sido no equipamento de amarração, especificamente nos guinchos de amarração e nos acessórios do convés. No MEG4, o LDBF do cabo de amarração deve ser igual ou menor que o de outros acessórios. Isso significa que os guinchos deverão começar a render a 60% do cabo de amarração LDBF. “Testes e calibração regulares do freio do guincho devem contribuir significativamente para uma amarração segura. Os freios do guincho devem ser definidos como o ponto mais fraco do sistema de amarração ao realizar testes de capacidade de retenção de freio (BHC) .
Ao especificar o sistema de amarração para uma nova embarcação, foi necessário um cabo mais forte, o que por sua vez afetou o guincho e os acessórios de amarração. “ Com a nova embarcação estamos vendo todo o impacto do MEG4. Mudar para um cabo Lanko ® Force com seu LDBF mais alto para esta embarcação significa que guinchos e acessórios de maior capacidade são necessários para atender ao LDBF de 100-105% do sdMBL. ”
A conscientização da indústria sobre o MEG4 é agora generalizada. Inspetores de verificação e operadores de terminais agora verificam regularmente se os cabos são compatíveis com MEG4. Wouter van der Veen novamente. “ É claro que o treinamento da tripulação é essencial, especialmente a importância de implementar a avaliação da operação de amarração, manusear os cabos e pensar em zonas de retorno. A COVID significou que as visitas de treinamento foram restritas e contamos com a proatividade de nossas tripulações na tomada de medidas de segurança na atracação. No geral, continuamos a desenvolver o nosso conhecimento sobre o MEG4 e aguardamos com expectativa as recompensas de maior segurança para as nossas tripulações .”